terça-feira, 31 de maio de 2011

ADOLF HITLER:

Adolf Hilter, ditador alemão, nasceu em 1889 na Áustria. Alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura.
Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista).
Em Viena, ele havia assimilado as idéias contra os judeus que, insufladas por seus longos discursos contra o Acordo de Paz de Versalhes e o marxismo, encontraram terreno fértil em uma Alemanha humilhada pela derrota.
Em 1921, tornou-se líder dos nazistas e, dois anos mais tarde, organizou uma malograda insurreição, o "putsch" de Munique. Durante os meses que passou na prisão com Rudolph Hess, Hitler ditou “Minha Luta”, um manisfesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar e exterminar a minoria judaica.
Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido floresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933).
Hitler criou uma ditadura e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia.
O ditador firmou o pacto de não-agressão nazi-soviético com Stalin, a fim de invadir a Polônia, mas quebrou-o ao atacar a Rússia em 1941. A invasão à Polônia precipitou a Segunda Guerra Mundial.
Seguia táticas "intuitivas", indo contra conselhos de especialistas militares, e no princípio obteve vitórias. Em 1941, assumiu o controle direto das forças armadas. Como o curso da guerra mostrou-se desfavorável à Alemanha, decidiu intensificar o assassinato em massa, que culminou com o holocausto judeu
Um dos piores massacres da história tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista- teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliado ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim (sul da Polônia). No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.
. Há evidências de que Hitler e sua esposa Eva Braun cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo em 1945.

BENEDITO MUSSOLINI:

Benito Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de julho de 1883. Começou a trabalhar como professor, mas logo seu interesse se voltou para a revolução. Suas leituras filosóficas, haviam firmado sua crença na violência como elemento fundamental para a transformação da sociedade.Mussolini foi nomeado secretário do Partido Socialista em Forli. Depois de liderar um movimento operário contra a guerra turco-italiana acabou com cinco meses de prisão. Quando foi nomeado cargo de primeiro-ministro, Mussolini reunificou a Itália, implantou reformas sociais e restaurou a força a ordem perturbada por greves e distúrbios. Em 1914, sustentou a neutralidade da Itália na primeira guerra mundial, de acordo com a linha do Partido Socialista. Foi expulso do partido porque passou a defender a França e o Reino Unido. Continuou a defender a entrada da Itália na guerra, e organizou os Grupos de Ação Revolucionária. Depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado. Em 1919 fundou os Grupos de Combate, em Milão, pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Surgiram as milícias anticomunistas. Em 1921, Mussolini foi eleito para o Parlamento, e os Fasci di Combattimento passaram a chamar-se Partido Nacional Fascista. Em 1923 foi criado o Grande Conselho Fascista e oficializadas as Squadre d'Azione, com o nome de Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale. Em 1925 instaurou-se a ditadura fascista. Todas as formas de oposição foram suprimidas e a polícia ganhou plenos poderes.. Em 1934, apesar da aliança com o nazismo alemão, Mussolini envia duas divisões do Exército em apoio ao governo da Áustria, contra as pretensões anexionistas de Hitler. Em abril de 1935 faz um acordo com a França e o Reino Unido contra o expansionismo alemão, na Conferência de Stressa. As sanções econômicas impostas pela Liga das Nações após a invasão levam a Itália a reaproximar-se da Alemanha. Em novembro de 1937 a Itália adere ao Pacto Anticomintern, patrocinado pela Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar territórios da Iugoslávia. Derrotado na Grécia em 1940 e na África em 1941, teve sua liderança repudiada pelo Grande Conselho Fascista em 1943.

Destituído e preso, foi libertado pelos alemães e tentou manter-se no poder no norte da Itália, mas, já desmoralizado e isolado, foi preso por guerrilheiros italianos, ao tentar fugir para a Suíça. Julgado sumariamente foi fuzilado com sua amante, Clara Petacci, em Dongo, Itália, em 28 de abril de 1945. Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo numa Praça de Milão.

Fascismo

O fascismo é uma prática política que ocorreu na Itália, que era contra a diversas políticas. O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades econômicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na grande dos anos 1930 e abriu caminhos para o surgimento de outros movimentos e regimes.

Um aspecto importante do fascismo é que ele usa os seus movimentos de massa para atacar as organizações que se reivindicam das classes trabalhadoras - partidos operários e sindicatos

A palavra fascismo foi associada a um sistema de governo igual a Benito Mussolini, criador do Partido Nacional Fascista mas falaremos dele no próximo post, ele exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se nacionalismo e em alguns casos até na xenofobia, privilegiando os nascidos no próprio país, e apresentando indiferença aos imigrantes.

O fascismo tinha como principais características: o totalitarismo (tudo pelo Estado, servir o Estado), a liderança carismática (demonstravam importância à personalidade) , o corporativismo (reunião se para planejar e dirigir a economia e substituíam os sindicatos pelos corporativos) , o nacionalismo (falava que a nação era uma forma de desenvolver as comunidades), o militarismo ( na guerra- selecionavam os mais fortes e capazes de fortalecimento e regeneração para povos) ,o expansionismo (idéia de conquista de outros povos e domínio deles) e o companheirismo entre os fascistas.

Um traço característico do fascismo foi o corporativismo de Estado, No seu modelo totalitário é o Estado quem define a utilidade e a direção de todas as atividades da Nação, seja no campo político, econômico, social ou cultural. De acordo com o fascismo italiano, a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para servi-los.

A composição social dos movimentos fascistas foi a de pequenos negociantes, burocratas de nível baixo e as classes médias. O fascismo também encontrou sucesso nas áreas rurais, especialmente entre agricultores, e na cidade entre as classes trabalhador.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

crise de 1929 dos EUA

O fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) colocou os Estados Unidos em um novo panorama econômico. De maior devedora, a economia norte-americana se transformou na principal credora da economia mundial. Mediante tanta prosperidade, vemos que imigrantes de todo o mundo buscavam viver o tal “american way of life”.


O momento de expansão e euforia acabou se refletindo no comportamento do mercado de ações daquele país. Cidadãos das mais variadas classes sociais sonhavam em ascender socialmente investindo grande parte de suas economias no setor de ações. Acreditando piamente nos princípios do liberalismo clássico, os governantes norte-americanos não enxergavam a necessidade de interferir nessa incessante onda especulativa. Com o passar do tempo, a capacidade de consumo dos norte-americanos passou a ser superada pela enorme quantidade de mercadorias produzidas pelas indústrias. Contudo, já em 1928, o estouro da bolha financeira começou a se manifestar quando o preço das mercadorias acumuladas começou a despencar e as empresas se viram forçadas a reduzir seu quadro de funcionários. . Do dia para a noite, investidores milionários perderam tudo o que tinham em ações sem o menor poder de compra. Milhares de trabalhadores perderam os seus empregos e nações que dependiam do investimento norte-americano viram a sua própria ruína. Na projeção de um incrível efeito dominó, diversas economias do mundo se viram gravemente prejudicadas.

A economia norte-americana revisou os princípios liberais e empreendeu a intervenção do Estado na economia com a criação do New Deal.

o Superman surgiu no contexto da crise econômica dos EUA com o propósito de:

Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de:
a) estimular a conciliação entre americanos e nazistas.
b) restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.
c) difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
d) produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
e) fortalecer a auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Filme nazista: O menino do pijama listrado




















Esse filme fala sobre a segunda guerra mundial. Ele conta a história de um menino (Bruno), que era filho de um soldado. Ele muda de cidade e fica amigo de um menino judeu, que fica no centro de concentração onde fica ao lado da casa dele. Esse filme mostra sobre o nazismo, ódio, preconceito, mas isso não afeta a amizade dos dois garotos.

Esse filme se chama o menino do pijama listrado, porque os judeus que eram presos eram obrigados a usar roupas parecidos com pijamas. A Alemanha achava que eles perderam a grande guerra por causa dos judeus e que eles eram um país fraco por causa deles. No filme a irma do menino fala fala:" que eles nao sao bons em nada e que estão la porque nao prestam, eles são inimigos... maus, vermes, . Por causa deles perdemos a guerra". E a menina acha que eles devem se orgulhar do pai deles pois ele estava lutando para que o país se torne uma grande potencia de novo. Estes representam os pensamentos dos alemães em relação aos judeus.













Em várias partes do filme mostra as ideias de Hitler sobre os judeus, e sobre o nazismo. No final do filme Bruno vai ajudar seu amigo judeu a procurar o pai dele que estava desaparecido no centro de trabalho para os judeus (mas na verdade ele já foi morto). Ninguém acaba percebendo que o menino estava lá e ele acaba sendo morto junto com os judeus. É um fim trágico.
Vale a pena assisti-lo pois ele mostra o nazismo, preconceito, ódio, e tudo isso é superado por uma linda amizade.












Nazismo

Na Alemanha o movimento fascista foi chamado de nazismo.
A suástica era o símbolo Nazista
A suástica era o símbolo Nazista
Após a I Guerra Mundial, a Alemanha passou por uma crise. Além da derrota, os alemães tiveram que pagar uma dívida de guerra aos ingleses e franceses e a crise de 29 prejudicou ainda mais a situação, levando milhares de alemães ao desemprego e ao desespero. Tudo isso contribuiu para fortalecer ainda mais os movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
O sentimento de vingança crescia cada vez mais entre os alemães. O partido nazista, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitos votos. Eles acusavam comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho de ser alemão. Os nazistas diziam que os alemães pertenciam a uma raça superior (ariana).
Com todos os problemas que a Alemanha passava (inflação, desemprego), o partido nazista ganhava adeptos e votos devido a uma propaganda política competente.
Em 1923, empresas capitalistas passaram a apoiá-lo financeiramente.
O presidente Hindenburg encarregou o chefe do Partido Nacional Popular de formar o governo, e este pediu apoio aos nazistas. Hitler concordou com uma condição: queria o posto de chanceler  (chefia do governo). Cargo que conseguiu em janeiro de 1933.

Propagandas nazistas

Fazer uma propaganda popular, feita para as massas e repetitiva era o objetivo constante de Hitler. A propaganda nazista buscava atingir o emocional das grandes massas, gerar uma concepção apaixonada sobre a mensagem emitida.
Na propaganda nazista predominou a cinematografia, o crescimento político do partido nazista deveu-se a intensa utilização do cinema, segundo o ministro da Propaganda de Hitler, Goebbels, o cinema era o meio mais moderno de influenciar a população na época.
Foram produzidos cerca de 1.350 longas-metragens nos doze anos de nazismo. A produção abrangia comédias, musicais, operetas, filmes de guerra e documentários que exaltavam o racismo e a xenofobia.
Os primeiros filmes foram de temas ideológicos, com o objetivo de exaltar a militância partidária. Nos temas de guerra, o cinema nazista exaltava o heroísmo do regime e a brutalidade do inimigo.
Nos filmes nazistas, os ingleses e os russos eram os principais inimigos dos alemães. Os ingleses eram apresentados como fracos e ridículos; imperialistas e opressores. Os russos nestes filmes eram brutos e alcoólicos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Análise das músicas




Conselho de Mulher


Adoniran Barbosa




Falado:


"Quando deus fez o homem,


Quis fazer um vagulino que nunca tinha fome


E que tinha no destino,


Nunca pegar no batente e viver forgadamente.


O homem era feliz enquanto deus assim quis.


Mas depois pegou adão, tirou uma costela e fez a mulher.


Deis di intão, o homem trabalha prela.


Mai daí, o homem reza todo dia uma oração.


Se quiser tirar de mim arguma coisa de bão,


Que me tire o trabaio. a muié não!".




Pogressio, pogressio.


Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.


Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.


Quanto tempo nóis perdeu na boemia.


Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.


Agora iscuitando o conselho das mulheres.


Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!


Pogressio, pogressio.


Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio.


Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar.


Quanto tempo nóis perdeu na boemia.


Sambando noite e dia, cortando uma rama sem parar.


Agora iscuitando o conselho das mulheres.


Amanhã vou trabalhar, se deus quiser, mas deus não quer!



Essa música fala que o governantes do Brasil queriam ir mais pra frente com avanços e progressos, mas o povo não sabia o que era progresso e nem entendiam o que estava ocorrendo. Por isso eles começaram a fazer revoltas e a lutar contra o governo.



Saudosa Maloca

Adoniran Barbosa



Si o senhor não está lembrado


Dá licença de contá


Que aqui onde agora está


Esse edifício arto



Era uma casa véia


Um palacete assombradado


Foi aqui seu moço


Que eu, Mato Grosso e o Joca



Construímos nossa maloca


Mais, um dia


Nem nóis nem pode se alembrá


Veio os homi cas ferramentas



O dono mandô derrubá


Peguemo todas nossas coisas


E fumos pro meio da rua


Aprecia a demolição



Que tristeza que nóis sentia


Cada táuba que caía


Duia no coração


Mato Grosso quis gritá



Mas em cima eu falei:


Os homis tá cá razão


Nós arranja outro lugar


Só se conformemo quando o Joca falou:



"Deus dá o frio conforme o cobertor"


E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim


E prá esquecê nóis cantemos assim:


Saudosa maloca, maloca querida,



Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas


Saudosa maloca,maloca querida,


Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.




As pessoas moravam nas malocas que eram casarões antigos, onde as pessoas moravam juntas formando comunidades. Mas o governo achava que isso impedia o crescimento da cidade e o progresso. Entao eles resolveram destruir as malocas para modernizar a cidade, assim as pessoas não tiveram para onde ir, tendo que morar na rua e construir favelas.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

História do São Paulo Futebol Clube

A história do São Paulo futebol Clube começou a se desenhar em 1900, quando o Club Athlético Paulistano foi fundado. O Paulistano logo se destacou, tornando-se a grande potência do futebol paulista e brasileiro no início do século XX. O Paulistano se recusava a aderir ao iminente profissionalismo do futebol, e alguns dissidentes juntaram-se à Associação Atlética das Palmeiras, que possuía o melhor estádio da época, mas estava com muitas dívidas, para fundar o São Paulo.
A trajetória do São Paulo mostra como e por que o clube é o mais vitorioso do futebol brasileiro com a maior quantidade de conquistas nos três principais torneios de futebol disputados por clubes brasileiros, o Campeonato Brasileiro (seis títulos), a Copa Libertadores da América (três títulos) e o Campeonato Mundial de Clubes (três títulos).
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930, dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
Entretanto, a real data de fundação é dúbia, por ser apresentada de maneira diferente nos meios de comunicação. Para o clube, como já foi dito, ela aconteceu no dia 25 de janeiro de 1930. Para uma alguns meios de comunicação a fundação ocorreu no dia 26 de janeiro devido aos atrasos na confecção do estatuto, que fez com que a assembleia de fundação ocorresse somente nesse dia. Porém o referido dia era um domingo. Cabe-se concluir, portanto, que a ata teria sido registrada no dia 27 de janeiro conforme corroboram o jornal A Gazeta Esportiva e a própria FIFA.
Para a criação do novo clube, sessenta integrantes do Club Athlético Paulistano decidiram ceder seus jogadores campeões paulista de 1929, enquanto a Associação Atlética das Palmeiras entraria com seu estádio, a Chácara da Floresta. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores. Seu escudo e sua camisa foram desenhados pelo estilista alemão Walter Ostrich, com a colaboração de Firmiano de Morais Pinto Filho, um dos presentes à fundação. O nome escolhido para endossar o desejo de fundar um clube que representasse a cidade nos âmbitos mais variados não foi outro senão São Paulo Futebol Clube, que ficou conhecido como São Paulo da Floresta apenas recentemente devido à localização de seu estádio. A primeira diretoria foi formada por: Edgard de Souza Aranha (presidente), Alberto Caldas (primeiro vice), Gastão Tachou (segundo vice), Benedito Montenegro (terceiro vice), Luís de Oliveira Barros (primeiro secretário), José Martins Costa (segundo secretário), João B. da Cunha Bueno (primeiro tesoureiro) e Caio Luís Pereira de Souza (segundo tesoureiro).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Revolta da vacina

A população pobre do Rio de Janeiro se concentrava em casarões antigos, nos centro da cidade, que haviam sido divididos para abrigar muitas familias que viviam em condições difíceis, sem infraestrutura .O Rio de Janeiro estava sofrendo mudanças na cidade pois o governo queria que o Rio de Janeiro evoluísse. Com o crescimento da cidade veio epidemias e doenças, problemas sociais, assim o governo queria tomar decisões ele resolveu colocar as vacinas e construir ferrovias. mais a população andava atrasada e não queria mudanças e não queria nada daquelas reformas, então ocorreu contradições com o governo e começaram a fazer levante .