terça-feira, 26 de abril de 2011

Pesquisa

O que é república?

República é onde as pessoas podem votar para escolher seus representantes. A República pode ser:
PRESIDENCIALISTA: Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Neste sistema o presidente deve ter apoio da maioria do legislativo para seu plano ir em frente.
PARLAMENTARISMO: Neste caso o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo, normalmente chamado "premiê", "primeiro-ministro" ou ainda "chanceler" (na Alemanha).
República é uma coisa pública.



Qual o poder do cidadão?

O cidadão tem os direitos democráticos, ele ajuda a construir os valores e as práticas democráticas. No Brasil, cidadania é fundamentalmente a luta contra a exclusão social, contra a miséria, e mobilização concreta pela mudança do cotidiano e das estruturas que beneficiam uns e ignoram milhões de outros. E querer mudar a realidade a partir da ação com os outros, da elaboração de propostas, da crítica, da solidariedade e da indignação com o que ocorre entre nós.
O cidadão ainda sofre somente por causa que ele nao luta pelo seus direitos.

O que é Belle epoque no Brasil?

A belle epoque é como se fosse uma mascara em que as pessoas pensam que esta tudo bem mais na verdade nao esta pois a segunda guerra mundial estava se iniciando e as pessoas acharam que esatava tudo bem.

O que foi a revolta da shibata e quem foi João candido ?

A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da
Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que resultou em um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.

Na época 2400 marinheiros se revoltaram, pois eles queriam que os castigos físicos acabassem, eles eram castigados com chibatadas (25). Então resolveram invadir a cidade. Morreram marinheiros infiéis e oficiais.
Duas semanas depois de os rebeldes conseguiram do governo um decreto de Anistia. Por isso eles tiveram uma segunda revolta, onde morreu mais um oficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar.

Um comentário:

  1. ,esse blog me ajudou muito no meu trabalho de escola fiquei com 10. valeu. Carla,Lais giovana e leornado e brenda vcs tem um gosto incrível.

    ResponderExcluir