sexta-feira, 27 de maio de 2011

crise de 1929 dos EUA

O fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) colocou os Estados Unidos em um novo panorama econômico. De maior devedora, a economia norte-americana se transformou na principal credora da economia mundial. Mediante tanta prosperidade, vemos que imigrantes de todo o mundo buscavam viver o tal “american way of life”.


O momento de expansão e euforia acabou se refletindo no comportamento do mercado de ações daquele país. Cidadãos das mais variadas classes sociais sonhavam em ascender socialmente investindo grande parte de suas economias no setor de ações. Acreditando piamente nos princípios do liberalismo clássico, os governantes norte-americanos não enxergavam a necessidade de interferir nessa incessante onda especulativa. Com o passar do tempo, a capacidade de consumo dos norte-americanos passou a ser superada pela enorme quantidade de mercadorias produzidas pelas indústrias. Contudo, já em 1928, o estouro da bolha financeira começou a se manifestar quando o preço das mercadorias acumuladas começou a despencar e as empresas se viram forçadas a reduzir seu quadro de funcionários. . Do dia para a noite, investidores milionários perderam tudo o que tinham em ações sem o menor poder de compra. Milhares de trabalhadores perderam os seus empregos e nações que dependiam do investimento norte-americano viram a sua própria ruína. Na projeção de um incrível efeito dominó, diversas economias do mundo se viram gravemente prejudicadas.

A economia norte-americana revisou os princípios liberais e empreendeu a intervenção do Estado na economia com a criação do New Deal.

o Superman surgiu no contexto da crise econômica dos EUA com o propósito de:

Quanto ao Super-Homem, criado em 1938, pode-se afirmar que cumpriu o papel de:
a) estimular a conciliação entre americanos e nazistas.
b) restabelecer os valores que orientaram a formação dos EUA.
c) difundir o ideário da participação coletiva própria do capitalismo liberal.
d) produzir reflexão crítica a respeito do individualismo burguês.
e) fortalecer a auto-estima da sociedade abalada pela depressão econômica.

3 comentários:

  1. Isso é uma questão com alternativas pra escolher uma ou esses são os cinco fatores que explicam a relação do Super Homem com a crise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ACHO que é para escolher. Chutaria a alternativa E

      Excluir
  2. A alternativa correta é a letra "E".

    ResponderExcluir