terça-feira, 31 de maio de 2011

Fascismo

O fascismo é uma prática política que ocorreu na Itália, que era contra a diversas políticas. O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades econômicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na grande dos anos 1930 e abriu caminhos para o surgimento de outros movimentos e regimes.

Um aspecto importante do fascismo é que ele usa os seus movimentos de massa para atacar as organizações que se reivindicam das classes trabalhadoras - partidos operários e sindicatos

A palavra fascismo foi associada a um sistema de governo igual a Benito Mussolini, criador do Partido Nacional Fascista mas falaremos dele no próximo post, ele exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se nacionalismo e em alguns casos até na xenofobia, privilegiando os nascidos no próprio país, e apresentando indiferença aos imigrantes.

O fascismo tinha como principais características: o totalitarismo (tudo pelo Estado, servir o Estado), a liderança carismática (demonstravam importância à personalidade) , o corporativismo (reunião se para planejar e dirigir a economia e substituíam os sindicatos pelos corporativos) , o nacionalismo (falava que a nação era uma forma de desenvolver as comunidades), o militarismo ( na guerra- selecionavam os mais fortes e capazes de fortalecimento e regeneração para povos) ,o expansionismo (idéia de conquista de outros povos e domínio deles) e o companheirismo entre os fascistas.

Um traço característico do fascismo foi o corporativismo de Estado, No seu modelo totalitário é o Estado quem define a utilidade e a direção de todas as atividades da Nação, seja no campo político, econômico, social ou cultural. De acordo com o fascismo italiano, a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para servi-los.

A composição social dos movimentos fascistas foi a de pequenos negociantes, burocratas de nível baixo e as classes médias. O fascismo também encontrou sucesso nas áreas rurais, especialmente entre agricultores, e na cidade entre as classes trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário